quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mobilização em prol de Abdias Nascimento

Foto: Xando Pereira |AG. A TARDE| 13.11.2002
A candidatura de Abdias Nascimento ao Prêmio Nobel mobilizou instituições e militantes do movimento negro brasileiro.
Cleidiana Ramos

As dúvidas que eu tinha sobre a autoria da indicação de Abdias Nascimento para receber o Prêmio Nobel da Paz 2010 foram devidamente esclarecidas por Ana Maria Felippe, coordenadora executiva do Memorial Lélia Gonzalez. Transcrevo abaixo a mensagem que recebi, pois é importante percebermos o esforço e colaboração de várias pessoas e instituições.

No mais é ficarmos agora na torcida.

Mui estimada Cleidiana Ramos e leitoras/es,

O “Informe de Memorial Lélia Gonzalez” divulgou esta bela notícia sobre a expectativa de que tenhamos, para o Brasil, na pessoa do grande guerreiro Abdias Nascimento, o prêmio Nobel 2010.

A iniciativa, junto ao Comitê Nobel, foi do Professor Clóvis Brigagão, cientista político e estudioso dos processos de paz e das relações internacionais; diretor do Centro de Estudos das Américas da Universidade Candido Mendes. No mês de junho de 2009, quando se encontrava em Oslo, como Fellow do Instituto Nobel da Paz, entregou pessoalmente sua indicação do professor Abdias Nascimento para o Prêmio Nobel da Paz de 2010.

A partir de 03 de julho de 2009, nós, de Memorial Lélia Gonzalez, demos continuidade para que os endossos à candidatura chegassem ao Comitê Nobel. Nossa primeira mensagem está no link.

A parti daí, de tempos em tempos, voltávamos à carga, nos Informes (conforme pode ser buscado em nossa página do “www.grupos.com.br”). Também fizemos contatos diretos com parlamentares, com intelectuais negros, colocamos nas listas de interação. Enfim, realmente nos empenhamos nesta proposta que todas/os entendemos como muito importante e de grande significado.

Em 12 de janeiro de 2010, às vésperas do encerramento do prazo, colocamos um formulário “online” no sentido de alertar a todos e a todas sobre os prazos para a indicação, conforme nosso comunicado no link:

Bem, ao final do processo (o prazo se encerrava em 01 de fevereiro) havíamos conseguido reunir 550 assinaturas no formulário “online”, apesar de que a indicação para o Comitê de Oslo devesse ser individual. Essas assinaturas foram encaminhadas ao governo do Brasil, na pessoa do Excelentíssimo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e ao Comitê Nobel.

Ressaltamos que esse foi um trabalho de instituições e militantes do movimento negro e de integrantes da causa anti-racista, em conjunto com IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros – http://www.ipeafro.org.br

Estamos felizes pela alegria que você demonstrou na postagem.

Forte abraço,
Na torcida!

Axé!

Ana Maria Felippe

Coordenadora Executiva de Memorial Lélia Gonzalez

http://www.leliagonzalez.org.br

leliagonzalez@leliagonzalez.org.br

Rio de Janeiro

Nenhum comentário: