terça-feira, 19 de abril de 2011

Com a Palavra o Escritor recebe Mãe Stella de Oxóssi

A Fundação Casa de Jorge Amado recebe, no dia 27 de abril, quarta-feira, às 17h, a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, no projeto Com a Palavra o Escritor. Em sua primeira edição de 2011, o projeto anual, que neste ano completa 17 anos, busca proporcionar um espaço de aproximação entre o público o trabalho da autora e sacerdotisa, estimulando o intercâmbio de ideias e experiências.

Antes de comentar sua trajetória como escritora e responder perguntas, Mãe Stella será apresentada por Yeda Castro, etnolingüista, Doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, Consultora Técnica em Línguas Africanas do Museu da Língua Portuguesa e membro da Academia de Letras da Bahia.

Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, Iya Odé Kayode, é respeitada por suas idéias no país e no exterior, sendo uma referência em termos de diálogo inter-cultural e inter-religioso. Com cinco obras publicadas – “Daí Nasceu o Encanto” (em co-autoria), “Meu Tempo é Agora”, “Oxóssi – O Caçador de Alegrias”, “Òwe – Provérbios” e “Epé Laiyé – Terra Viva”, Stella foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião. Mãe Stella viajou várias vezes para a África, visando aprofundar os conhecimentos sobre a cultura iorubá (que é, basicamente, oral), e conseguiu transformá-la em uma herança escrita. Isto possibilitou uma maior divulgação dos cultos africanos e da religião dos orixás, em todo o país. Tem proferido palestras e participado de seminários em diferentes partes do Brasil e do mundo. Atualmente, tem uma coluna fixa no jornal A Tarde (Bahia).

Em 2001, ganhou o Prêmio Estadão, na condição de fomentadora de cultura; em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UNEB). É detentora das comendas Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), da Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e comenda do Mérito Cultural (Presidência da República). Na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), contra o racismo e a intolerância, ocorrida em Durban, em agosto de 2001, ela foi uma das mais fortes lideranças brasileiras.

O Com a Palavra o Escritor, há 17 anos, promove o encontro entre autores e público através de depoimentos informais. No evento, escritores de ficção e poesia, críticos, historiadores e tradutores já tiveram ocasião de partilhar sua experiência pessoal sobre a aventura de publicar um livro. Em 2011, o projeto receberá, entre outros, Raimundo Gadelha, responsável pela editora Escrituras, Alexandre Bonafim (MG) e Janaína Amado.

LINK

Nenhum comentário: