segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para quem reside no bairro Sussuarana

Grupos.com.br

A população jovem do bairro Sussuarana, em Salvador, terá novos elementos para seus projetos de vida. É que o UNFPA, em parceria com a Embaixada dos Países Baixos, lança no próximo dia 7 de novembro o projeto “Promovendo os Direitos de Jovens: Cultura e saúde sexual e reprodutiva em Salvador”, dirigido aos jovens de 16 a 24 anos, de ambos os sexos.

De uma forma dinâmica, com dança, teatro, fotografia, vídeo, rádio e grafite, o projeto vai abordar temas relacionados a direitos da população jovem, sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, relações raciais e de gênero, diversidade sexual, mediação de conflitos, participação juvenil, controle social de políticas públicas e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e aids.

Ao todo, são 13 módulos marcados, em sua maioria, por quatro encontros de três horas cada. São eles:
- Direitos humanos e direitos dos cidadãos e cidadãs,
- Direito à informação e a comunicação,
- Relações de gênero e construção de um ambiente livre de violência de gênero contra mulheres,
- Sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, saúde sexual e reprodutiva, projetos de vida e decisões,
- Juventude, participação social e ação em rede,
- Mediação de Conflitos,
- Relações raciais e enfrentamento ao racismo,
- Diversidade sexual,
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e aids,
- Uso de drogas,
- Educação de pares, por pares,
- Intervenções comunitárias,
- Educomunicação e arte.

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever pelo site do UNFPA ou nos pontos de inscrição em Salvador, entre os dias 9 e 19 de novembro. Para participar, a/o jovem deve residir no bairro de Sussuarana.

O projeto também conta com a parceria Instituto Mídia Étnica, CMA Hip Hop, CEAFRO/UFBA, Juventudes Negras pela Paz, Articulação de Jovens Feministas, Associações Comunitárias do Bairro de Sussuarana, Juventudes Negras dos Terreiros.

Secretarias de Promoção da Igualdade (SEPROMI), Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SECULT-BA), Justiça e Direitos Humanos (SJCDH) do Estado da Bahia, Instituto de Gestão das Águas e do Clima da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (INGA/SEMA), Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Governador do Estado da Bahia (SECRI), Superintendência de gestão integrada da ação policial da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito do Município de Salvador, Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SECULT), de Saúde (SMS), de Reparação (SEMUR) do Município de Salvador.

O projeto faz parte de uma cooperação estabelecida em 2008 entre a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), e o UNFPA. A parceria tem desenvolvido atividades para melhorar as condições da saúde sexual e direitos reprodutivos da população.

Mais informações: http://www.unfpa.org.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=197&Itemid=40

Cláudia Vasconcelos: (71) 8251-1000

jovemsussuarana@unfpa.org.br

Lançamento: 07 de novembro de 2009, a partir das 14h.
Local: Escola Estadual Ruth Pacheco - Rua Doutora Régia Barreto, S/N - Nova Sussuarana - Salvador – BA
Inscrições: 9 a 19 de novembro, no site do UNFPA ou nos pontos de inscrição

O projeto: De Janeiro a Agosto de 2010 – Gratuito!

Nenhum comentário: