Evento resgata relação ancestral entre o Brasil e Benin
Para difundir e valorizar os costumes do Benin, a Fundação Cultural Palmares promove a Semana de Cultura do Benim na Bahia. O evento acontecerá em Salvador entre os dias 19 e 22 de novembro com diversas atividades culturais que envolvem música, dança, cinema, culinária e debates com o intuito de resgatar as relações ancestrais entre os dois países.
Esse é o primeiro evento de intercâmbio e a previsão é que em março de 2010 seja realizada a Semana da Bahia no Benin. Esses acordos celebram o entendimento no âmbito artístico e cultural, mas também políticos entre o Brasil e o Benin.
Grande parte dos afrodescendentes brasileiros vem do Benin, que também é o berço do candomblé. Ainda hoje em Porto Novo, capital do país africano, existe uma comunidade de afro-brasileiros - os Agudás - descendentes dos últimos escravos vindos do Benin para Salvador pouco antes da Abolição da Escravatura e que puderam voltar para a África. Sem se sentirem africanos ou brasileiros, formaram essa nova comunidade e passaram a cultivar um misto entre a cultura de origem e a construída no Brasil.
Apesar da língua oficial ser o francês há, entre os Agudás, muitos dos costumes brasileiros, como o carnaval, as construções das casas e sobradinhos, a festa de São Cosme e São Damião e a lavagem da escadaria do Bonfim, em Salvador. Em Porto Novo, no final de janeiro, é celebrada a missa da Irmandade Brasileira de Nosso Senhor do Bonfim, na catedral de Notre Dame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário