Quatro fotos tiradas no Brasil estão entre as 50 imagens vencedoras da campanha Humanizando o Desenvolvimento. O concurso recebeu mais de 2 mil fotos e escolheu as que melhor mostraram exemplos de superação de dificuldades sociais. A iniciativa é promovida pelo IPC-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro.
Todas as 50 selecionadas estão em uma exposição inaugurada em 4 de novembro, na sede do IPC-IG em Brasília. Outras exibições vão ser feitas na África do Sul, Estados Unidos, Alemanha e Tailândia a partir de fevereiro de 2010. A organização da campanha ainda negocia a presença das fotos em mostras em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida, passarão por diferentes museus brasileiros e de outros países. Há planos de que a exposição visite a África do Sul, a Alemanha, a Tailândia, a Inglaterra e os Estados Unidos.
Uma das imagens brasileiras (a que está no topo deste texto), feita pelo fotógrafo Reyner Araújo, mostra crianças brincando livremente numa creche, usando pedaços de madeira e latas vazias.
Outra, de Arthurs Calasans, destaca uma menina em cadeira de rodas numa escola. A surpresa é que a aula é de balé. A garota veste o collant cor de rosa de bailarina e ergue os braços na coreografia, junto com as outras crianças.
A seleção das fotos considerou a qualidade da imagem e a forma como elas representavam os temas propostos. Foram três eixos temáticos: crescimento inclusivo, igualdade de gênero e agenda democrática.
Mais de 1,5 mil imagens que a campanha considerou pertinentes aos temas, incluindo as vencedoras, vão integrar um banco de dados das Nações Unidas e poderão ser usadas em diversas publicações.
Fonte: PNUD
Nenhum comentário:
Postar um comentário