Arte superando barreiras
De 13 a 19 de novembro, o Instituto Pensarte recebe a Exposição Itinerante de Kátia Santana, artista plástica que, apesar de ser portadora de paralisia cerebral, desenvolve um expressivo trabalho na área das artes plásticas e está escrevendo um livro sobre suas experiências e reflexões. A mostra faz parte do projeto “Arte superando barreiras”
Com uma pintura que segue sua intuição, Kátia mergulha o pincel nas cores e utiliza o branco como contraste e matéria, conseguindo resultados surpreendentes, sem lançar mão de fundos ou técnicas requintadas.
Se dedicando à pintura de quadros cada vez maiores, a artista executa seu trabalho com pinceladas expressivas e em pouco tempo. Para Ivana Andrés, que é curadora da exposição, “é instrutivo e sugestivo assistir à sua atuação e ver a criatividade fluir espontaneamente de suas mãos que, mesmo deformadas, obedecem aos olhos sensíveis e à inteligência aguçada de artista”.
O projeto “Arte superando barreiras”, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), contempla não somente a artista plástica Kátia Santana, mas também o músico Evaldo Leoni, portador de deficiência visual. Evaldo Leoni é compositor, arranjador, intérprete e possui uma trajetória de mais de 20 anos, tendo participado de vários festivais. Também integra o grupo Voz e Poesia, junto à cantora Ivana Andrés e ao ator Luciano Luppi. O grupo Voz e Poesia tem se apresentado desde 1996 em teatros e empresas em diversas cidades do Brasil, além de outros países como Chile, Cuba, Espanha e Portugal.
A iniciativa conta com o patrocínio da Gasmig, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, e apoio do Impacto Multimídia, Instituto Pensarte, Instituto Artecidadania, Rede Três (Educação e Consultoria para a Sustentabilidade) e CAADE (Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência).
A exposição “Arte superando barreiras” pode ser vista na sede do Instituto Pensarte, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Alameda Nothmann, 1029 - Campos Elíseos, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3828-2550. A entrada é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário