Hoje, quinta-feira, tem festa para Oxóssi nos terreiros: Casa Branca, Gantois e Opô Afonjá.
Estas três casas que teem uma parte da sua história relacionada - Gantois e Opô Afonjá foram fundadas por sacerdotisas e sacerdotes ligados à Casa Branca, considerado o mais antigo terreiro de nação ketu do Brasil - iniciam seu calendário litúrgico anual com esta festa.
Não se tem um consenso sobre o porquê da festa de Oxóssi destas Casas acontecer no Dia de Corpus Christi.
Para alguns estudiosos, a solenidade da data dava uma certa liberdade aos escravos (o candomblé é originado de cultos africanos) o que lhes permitia, junto aos libertos, fazer uma grande festa.
Em Corpus Christi, os católicos celebram a presença de Jesus na hóstia consagrada, daí o nome da festa que, traduzindo para o português é o dia do “Corpo de Cristo”.
Esta é a única ocasião do ano em que a Eucaristia, outro nome da hóstia consagrada, sai às ruas em procissão. Para os católicos Jesus segue ali no ostensório - aquele objeto que tem ornamentação final que lembra os raios do sol (Jesus é o sol da humanidade para os católicos). Um dos dogmas da Igreja é exatamente o de que ao ser consagrados pelas palavras e imposição das mãos do padre durante a missa, o pão (a hóstia) se torna o corpo de Jesus e o vinho o seu próprio sangue.
Esta minha longa explanação sobre a festa católica é só para mostrar o quanto de solenidade este dia guarda.
Para outros estudiosos, como neste dia o primeiro andor que vinha à frente da procissão de Corpus Christi era o de São Jorge com quem Oxóssi foi associado está explicada esta relação entre as duas festas.
Oxóssi é rei de Ketu, senhor das matas e dono da arte da caça. Por isto mesmo é o provedor da comunidade que protege. Assim sua festa celebra também a prosperidade.
A festa do Gantois está marcada para as 19 horas, a do Opô Afonjá para as 19h30 e a da Casa Branca para as 21 horas.
Para quem está pensando em ir algumas dicas: é bom chegar um pouco mais cedo, pois são festas que costumam reunir muita gente. Outra coisa: é sempre bom estar atento às regras do terreiro. Cada Casa tem a sua própria tradição, mas algumas coisas são gerais:
1. Vá com uma roupa em tom claro e evite o preto, pois não se usa essa cor em uma cerimônia de candomblé.
2. Na maioria dos terreiros não é permitido registro de imagens do ritual. Na dúvida procure um ogã da Casa e pergunte.
3. Trata-se de uma cerimônia religiosa, portanto desligue o celular ou deixe no modo silencioso ou vibratório. Se precisar realmente falar ao telefone saia do barracão, que é o salão onde é realizada a festa.
4. Um dos pilares do ritual é a distribuição da comida, pois é a forma de partilha da oferta para a divindade com a sua comunidade. Mas você não é obrigado a comer. Se não quiser, recuse gentilmente e se estiver interessado respeite as regras de distribuição que observa critérios como hierarquia (autoridades religiosas, inclusive de outros terreiros), dentre outros. Aguarde tranquilamente no seu lugar que você vai ser servido ou entre na fila se houver.
5. Não se permite a entrada nos terreiros de bebidas alcoólicas ou de alimentos trazidos de fora. Portanto, nada de cerveja, salgadinhos, pipoca ou outro tipo de petisco.
6. Antes de entrar em qualquer lugar fora do local onde está acontecendo a festa pergunte a alguém da Casa se é permitido.
No mais aproveitem as festas que costumam ser marcadas pela alegria. Saudações ao nobre Oxóssi- okê arô!
Nenhum comentário:
Postar um comentário