quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Curso online: TEORIA E PRÁTICA DO DESIGN INSTRUCIONAL

TEORIA E PRÁTICA DO DESIGN INSTRUCIONAL
Próxima turma de 24 de janeiro a 11 de março de 2011
(58a turma)
Para se inscrever por favor visite esta página
PROPOSTA
O DI - Design Instrucional é uma metodologia para o planejamento de currículos, programas de qualificação profissional e materiais didáticos em diferentes modalidades, mídias e contextos de aprendizagem, especialmente aqueles realizados por meio de educação à distância.
Ao longo das atividades do curso TPDI - Teoria e Prática do Design Instrucional os participantes têm a oportunidade de criar soluções para seus próprios projetos de educação e treinamento. Oferecido há 6 anos no Brasil, o TPDI segue práticas bem estabelecidas para o ensino/ aprendizagem de DI adotadas em programas semelhantes encontrados no Exterior.
PÚBLICO ALVO
O DI interessa principalmente aos profissionais de Recursos Humanos, Educação, EAD e Tecnologia Educacional que estão envolvidos com o desenvolvimento de projetos em contextos acadêmicos, corporativos ou ainda como docentes independentes.
Participaram das 57 turmas anteriores do TPDI mais de 1.450 profissionais das seguintes instituições:
Aeronáutica, Agência Infoglobo, Amadeus Brasil, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Catho Educação Executiva, CEDERJ, Centro Universitário de Maringá, Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário Nove de Julho, CLARO, Colégio Cândido Mendes , Colégio da Companhia Sta Teresa de Jesus, Colégio João XXIII, Colégio Pedro II,
Colégio Santana, Colégio Santo Inácio, Colégio São Paulo, Comsut, Conselho Federal de Engenharia, DATASUS, Diretoria de Ensino da Marinha, Dobra, DP Consultoria, Eduweb, Eletrobrás, Eletronorte, Embratel, Escola Superior de Guerra, Estudar E-learning, Exército Brasileiro, Faculdade de Tecnologia Empresarial, Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de
Negócios, Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora, Faculdade Michelangelo, FAVENI, FERP-FGB, FFFCMPA, Fundação Abrinq, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Fundação de Ensino Superior de Passos, Fundação Osório, Fundação Roberto Marinho, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Governo do Estado do RJ, HSBC, Human Power Change Management, IBEU, iLearn - Centro de treinamento em informática, Indie Records, INFRAERO, INPI, Instituto Adventista de Ensino, Instituto de Pesquisas Eldorado, Instituto Guanabara, Instituto Monitor, iSat Educação, Learn-Way, Kodak, Marinha Brasileira, Meimei Escola Montessoriana Ltda., Microcamp, Ministério da Saúde, Pete Cabralis Design, PETROBRÁS, PIREP, Prefeitura Municipal de BH, PUC-RJ, PUC-SP, PUC-PR, Red Balloon Curso de Inglês, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria Estadual de
Fazenda de Pernambuco, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Salvador, SENAC-PE, SENAC-RJ, Senado Federal, SENAI-RJ, Senai Florianópolis, Sistema COC de Ensino, SOCICAM, Strong Consultoria Educacional, Supridatta Teleinformática Ltda., Superior Tribunal de
Justiça, TRT-SP, Tribunal Superior Eleitoral, TTI Brasil, UBEE, UCAM, UCB, UEMG, UERGS, UERJ, UFF, UFPA, UFPel, UFPR, UFRJ, UFRJ, UGF, ULBRA, UNESA, UNG, UNIBERO, UNINOVE, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Passo Fundo, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Salgado de Oliveira, Unor Design, Veris Educacional, Watson Wyatt Worldwide, dentre outras (ver lista completa).
"Eu fiquei realmente surpresa com a qualidade e (principalmente) com a utilidade do curso. Na área educacional, muitas vezes os conteúdos são excessivamente “acadêmicos” e com pouca aplicabilidade prática. Não é o caso desse curso, pois ele apresenta os conceitos de Desenho
Instrucional de uma forma objetiva, com uma linguagem simples e nos incentivando a aplicá-los em projetos práticos. O tutor (Régis) tem uma participação bem importante, pois dá uma atenção “individualizada” atendendo aos diferentes ´backgrounds´ dos alunos. Vale a pena mesmo!"
Luciana Biscaia - Gerente de treinamento - HSBC Bank Brasil
Mais depoimentos
OBJETIVOS
Os participantes terão a oportunidade de:
* Conhecer a história e as características do Design Instrucional;
* Aplicar o modelo ADDIE de desenvolvimento instrucional;
* Identificar e descrever problemas de educação e treinamento;
* Analisar o contexto de desenvolvimento de seus projetos;
* Analisar o perfil e as necessidades de seu público-alvo;
* Definir precisamente objetivos instrucionais;
* Mapear objetivos específicos e pré-requisitos de aprendizagem;
* Selecionar estratégias didáticas e motivacionais, mídias e tecnologias adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo;
* Seqüenciar seu próprio projeto instrucional em diferentes etapas;
* Estudar temas complementares ao processo de DI como roteirização multimídia, uso de cores e objetos de aprendizagem.
BENEFÍCIOS
A aplicação do Design Instrucional permite planejar, desenvolver e implementar projetos educacionais bem alinhados em seus objetivos, estratégias didáticas e tecnologias utilizadas. Isso gera maior eficácia no atendimento a necessidades de aprendizagem em menos tempo e com mais satisfação para os aprendizes.
O TPDI oferece uma base sólida para estudos posteriores na área de educação a distância, tecnologia e projetos educacionais.
METODOLOGIA
Ao longo de 7 semanas os participantes interagem em uma comunidade de aprendizagem online.
As atividades incluem a leitura de textos, troca de experiências entre a turma através de fóruns de discussão e elaboração de projetos.
A realização das tarefas leva cada participante a criar o planejamento de um curso próprio (presencial, semi-presencial ou online) que pode ser aplicado posteriormente ao seu contexto profissional.
O TPDI tem como diferencial o acompanhamento próximo do professor sobre cada etapa de desenvolvimento dos projetos.
É realizado no ambiente virtual Moodle, amplamente utilizado em todo o mundo.
PRÉ-REQUISITOS
Para participar é necessário:
* Saber editar textos em programas como MSWord ou Open Office;
* Ter acesso à Internet através de conexão discada ou banda larga;
* Saber usar email e navegar na Internet;
* Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar à distância).
DEDICAÇÃO
É necessário dedicar ao curso aproximadamente 1h por dia ao longo de 7 semanas.
Não há encontros presenciais nem conferências síncronas (chat, tel. etc.), assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
CERTIFICADO
Ao completar o TPDI os participantes recebem pelos correios certificados com seu grau de aproveitamento. Consta no certificado a carga horária de 50h, código de autenticação, o programa de estudos e a assinatura do professor.
O TPDI é um curso livre dedicado à qualificação de profissionais da área de Educação, recomendado pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.
VALORIZAÇÃO PELO MERCADO
Nossos ex-alunos são bem considerados pelo mercado e instituições educacionais solicitam com frequência que divulguemos oportunidades na área de DI junto aos mesmos. Confira aqui:
COMUNIDADE DE ESTUDOS CONTINUADOS
Após o curso os participantes são convidados a participar, gratuitamente, do GEDI-DO - Grupo de Estudos sobre Design Instrucional e Docência Online, uma comunidade permanente que promove desde 2005 o estudo colaborativo de temas associados ao DI e EAD: ambientes virtuais de aprendizagem, design gráfico e multimídia, usabilidade de interfaces, gestão de projetos, docência online, docência online independente, dentre outros.
PROFESSOR
Régis Tractenberg é Psicólogo graduado pela UFRJ e Mestre em Telemática Aplicada a Educação e Treinamento pela Universidade de Twente na Holanda. Desde 1998 oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática da UERJ. Foi gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais e membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell em Haia onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de Petróleo e Gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University. Atualmente é diretor e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional, professor convidado da Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ, e membro do conselho científico da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Valor: R$360,00
Vagas por turma: 30
Opções de pagamento:
- À vista por boleto ou transferência bancária, ambos com desconto de 3,86%.
- Cartões de crédito em 3 parcelas sem juros, ou até 12 vezes com juros.
Para se inscrever por favor visite esta página:
PARA INSCREVER FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS
Envie um email para: contato@livredocencia.com.br com as seguintes informações:
a) Nome, email e cargo dos participantes a inscrever;
b) Dados da empresa: razão social, CNPJ, IE, IM, endereço completo e endereço para correspondência;
c) Pessoa de contato, cargo, departamento, email e telefone.
Após o recebimento dessas informações emitiremos a nota fiscal aos cuidados da pessoa de contato.
Obs.: Aceitamos notas de empenho de órgãos públicos.
Sala de visitas do curso:
Realização
Livre Docência Tecnologia Educacional
Tel. (21) 3521-8122
Cel. (21) 8122-1875
Twitter:
Blog:
Somos associados à:
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional

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