quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 e o resgate da compaixão

Confira agora a análise astrológica para o seu novo ano

por Alexey Dodsworth*

Fonte: PERSONARE

2010 é um ano marcado por alguns movimentos planetários bastante significativos para o contexto do mundo em que vivemos. Como destaques, podemos salientar a entrada do planeta Júpiter no signo de Peixes durante o mês de janeiro, onde permanecerá por todo o ano, migrando para Áries no meio do ano, mas retrogradando para Peixes novamente, e neste signo permanecendo até o final de 2010. Teremos também a entrada de Urano no signo de Áries durante o mês de maio, iniciando um processo astrológico que só se repete de 84 em 84 anos. Saturno, por sua vez, avançará pelo signo de Libra. E Plutão, que em 2009 entrou no signo de Capricórnio, se tornará um posicionamento cada vez mais importante para o contexto do mundo.

O ano começa com muita revisão. Marte fica retrógrado em Leão até o mês de fevereiro, e as pessoas perceberão que poucas atitudes e investidas ficarão isentas da necessidade de revisões e cautela. Empreendimentos novos tendem a só fluir com velocidade a partir de meados de fevereiro. Convém aproveitar os dois primeiros meses de 2010 para planejar e revisar tudo, mas não para começar coisas novas. Os signos que mais sentirão esta necessidade de "ir mais devagar" serão os signos de Leão e Aquário e -numa escala um pouco menor- Touro e Escorpião.

Compaixão ultrapassando o egoísmo
Falemos agora sobre Júpiter em Peixes: o décimo-segundo signo do zodíaco trópico é uma das posições mais poderosas no contexto de um trânsito de Júpiter. Por conta deste ciclo, poderemos verificar ao longo de 2010 o quanto a virtude da compaixão estará vigorando como conduta emergencial em diversos sentidos, tanto no âmbito político maior, como também no contexto das vidas particulares de cada indivíduo.
Perceberemos, ao longo de 2010, que o ato de se colocar no lugar do outro nos permite ter uma perspectiva capaz de ultrapassar nossos pequenos e grandes egoísmos cotidianos. As pessoas se sentirão mais empolgadas para se envolver em atividades assistenciais e humanitárias, e atos generosos se revelarão mais constantes e evidentes, servindo de exemplo para todas as pessoas. Como decorrência deste trânsito, as pessoas do signo de Peixes sentirão um impulso expansivo ao longo de 2010, ficando entusiasmadas para alargar seus horizontes em vários aspectos da vida. Os signos de Câncer e Escorpião também viverão (num grau menor) este momento expansivo na vida. E os signos de Gêmeos e Sagitário precisarão tomar certo cuidado no sentido de evitar ultrapassar limites de forma irresponsável - saber quando parar e respeitar fronteiras é muito importante em 2010.
Velocidade criativa

Urano em Áries a partir do mês de maio é outro trânsito altamente significativo. Ele estimula o espírito pioneiro, a velocidade criativa e incentiva o progresso tecnológico. A partir de 2010, entraremos num ciclo novo que perdurará até o ano de 2018, estimulando avanços científicos, novas descobertas, invenções geniais e impressionantes, que nos farão ter uma sensação clara de progresso técnico. A medicina, a física, a química, ou seja, as ciências oficiais em geral passarão por uma fase áurea e muito auspiciosa. Será preciso, todavia, tomar cuidado com o entusiasmo excessivo neste sentido, pois o progresso tecnológico não implica necessariamente em prudência, muitas vezes até mesmo pelo contrário: tendemos a inventar novidades ou avançar com a melhor das intenções, e não vemos como isso pode ser perigoso. Num sentido mais individual, o signo de Áries tende a ser mais marcado por Urano, e a vida dos arianos em geral (principalmente os do primeiro decanato, ou seja, nascidos por volta de 21 a 30 de março) passará por súbitas e imprevisíveis reviravoltas. Planejar as coisas não adiantará muito, uma vez que a marca registrada para os arianos em 2010 é a reviravolta súbita. Os signos de Libra, Câncer e Capricórnio tenderão a vivenciar este processo também, de forma menos intensa, mas ainda assim significativa.

Reformulação no sistema legal

Na medida em que o planeta Saturno avança pelo signo de Libra, 2010 se revela como sendo um ano muito importante para uma área: o Direito. Leis serão modificadas e outras nascerão, a fim de cobrir as necessidades do mundo atual. Saturno em Libra incentiva as leis a serem cumpridas, possibilitando o fortalecimento da sociedade civilizada. Por conta da oposição de Urano a Saturno ao longo de 2010, muitas dessas leis e alterações não serão compreendidas facilmente, gerando controvérsias, polêmicas e oposições por parte de grupos diversos. Plutão acrescenta a quadratura com Saturno também ao longo do ano, sugerindo que muitos grupos de poder tentarão coibir a criação ou evolução do sistema legal, com a finalidade de manter a estrutura das coisas de acordo com suas próprias conveniências. Todavia, Saturno em Libra não deixa de fazer valer seu maior significado: a importância do estabelecimento de leis realistas, que tenham sentido dentro de nossa realidade contemporânea. Num sentido pessoal, o signo de Libra tende a ser marcado pelo trânsito de Saturno, e os librianos em geral se sentirão mais conscientes de seus limites, investindo com maior praticidade em suas ações. Há aqui um claro sinal do aprendizado da necessidade de poupar, tudo, não apenas dinheiro, mas principalmente energia. Os signos de Áries, Câncer e Capricórnio também sentirão este trânsito de Saturno ao longo de 2010.

Em verdade, conforme se viu, os signos ditos "cardeais" serão os que mais passarão por processos importantes em 2010: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Quem tem o ascendente num destes signos também perceberá 2010 como um ano de transformações substanciais no trabalho, no amor, na vida estudantil, etc. Para definir em quais setores estas mudanças radicais ocorrerão, é preciso uma investigação individual do mapa astrológico de nascimento. Os signos "fixos" (Touro, Escorpião, Leão e Aquário) passarão por um ano mais estável, e os signos "mutáveis" (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) sentirão os primeiros sinais de um processo criativo mais forte.

Fase de avanços

Para o mundo, 2010 é um ano decisório, de muitos avanços, de muita revisão, em que grupos que defendem interesses diversos se contradizem, procurando conquistar espaço. Felizmente, Júpiter em Peixes nos estimula a um pouco mais de compaixão e consideração pelos sentimentos alheios. Colocar-se no lugar do próximo é uma arte - arte que será resgatada em 2010, que será lembrado como o ano dos progressos científicos e das reformulações no sistema legal.

* Alexey Dodsworth é Astrólogo há mais de vinte anos, graduado em Filosofia e diretor técnico da Central Nacional de Astrologia. Autor das interpretações de Astrologia, Tarot e Runas do Personare.

contato: alexey-revista@personare.com.br

Nenhum comentário: