segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rede de Produtores Culturais da Fotografia

Representantes do setor reuniram-se com o ministro da Cultura, nesta segunda-feira, dia 7, em Brasília
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve reunido nesta segunda-feira, 7 de dezembro, em Brasília, com representantes da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). O encontro objetivou solicitar o apoio para estabelecer canais de comunicação, criar sistemas de interlocução entre a classe fotográfica e os setores públicos e privados.
Na ocasião, foi entregue a Carta de Paraty, que formaliza a criação da RPCFB. A elaboração do documento foi resultado do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, realizado em setembro deste ano naquela cidade histórica do litoral fluminense, durante o evento Paraty em Foco.
Sugestões de formas de incentivo ao setor como o lançamento de editais específicos e a realização de uma pesquisa sobre as iniciativas nacionais no campo da fotografia também foram apresentadas. “Quando estiver finalizado o projeto precisamos nos reunir com o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] para consolidar uma parceria”, disse Juca Ferreira.
Quanto às iniciativas educacionais, o ministro da Cultura ressaltou que, em sua opinião, a fotografia tem que interagir com as escolas públicas de todo o Brasil: “crianças fotografam muito bem. Em algum momento da iniciação escolar, temos que incluir a fotografia para o desenvolvimento cultural dessas pessoas”.
Para Iatã Cannabrava, coordenador do Paraty em Foco e um dos signatários da Carta, é necessário a elaboração de políticas públicas para o setor. Ele ainda destacou que está sendo planejada uma ação para registrar o Brasil. “Precisamos criar um plano para documentar os lugares mais escondidos do país.”
Carta de Paraty:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/12/carta-de-paraty.pdf

Nenhum comentário: