Ringo Starr
John Lennon, Jimi Hendrix e Frank Sinatra são alguns dos ídolos da música que também se expressaram graficamente
Flavinha Campos
Para muitos músicos a expressão artística pode ser transmitida através de diferentes canais, que não necessariamente a música. Para demonstrar sua visão de maneira mais completa, alguns deles se dedicam às artes plásticas, que obviamente não recebem a mesma atenção que seu legado musical. Porém, muitas vezes, estes trabalhos gráficos revelam grande talento.
Surpreendentemente três quartos dos Beatles se dedicam ou se dedicaram às artes gráficas. Paul McCartney, por exemplo, acredita que pintar complementa sua música. Já Ringo Starr (capa) começou a praticar seus dotes de artista gráfico digital nos anos 90, enquanto estava em turnê e não tinha nada melhor para fazer.
John Lennon, por sua vez, era o artista mais multi-meios dos Beatles. Além de ser um gênio da música, ele também se dedicou à literatura e às artes plásticas. Lennon, na verdade, estudou no Liverpool Art Institute, de 1957 a 1960, mas deixou a escola pela música. Sua poesia se retrata não só em suas composições, mas em suas obras de arte que também receberam notoriedade no cenário pop. Ele até mesmo assinou a ilustração da capa do single "Free As A Bird" dos Beatles, de 1978.
Mas não são somente os rapazes de Liverpool que apostavam em seus atributos artísticos, muitos outros músicos como Bob Dylan, David Bowie, Jimi Hendrix e Marylin Mason deixaram suas marcas em tinta.
Jimi Hendrix é conhecido como o maior guitarrista de todos os tempos, mas poucos sabem que ele também pintava. Algumas de suas pinturas estão em exposição no Rock n' Roll Hall of Fame, em Cleveland, Ohio (EUA)
John Lennon é um dos mais reconhecidos músicos a se dedicarem às artes plásticas. Ele foi o autor da ilustração da capa do single “Free As A Bird” dos Beatles, de 1978
Esta é uma edição limitada da serigrafia de Johnny Cash intitulada “Flight”, feita em 1993
O Antichrist Superstar Marylin Manson solta seus demônios nas telas
Arnaldo Baptista (Mutantes) pintou durante muitos anos enquanto estava afastado da música
Bob Dylan está com uma exibição de suas pinturas em aquarela e em acrílico em um museu da Dinamarca
O mestre do Roxy Music, Brian Eno se dedica à pintura digital
David Bowie pinta quadros à óleo desde os anos 70
Frank Sinatra começou a pintar no final dos anos 40. Seus amigos descreviam seu trabalho como cafona
Assim como na música, o cabeça do Greatfull Dead, Jerry Garcia, colocava uma dose extra de psicodelia e abstração em sua arte plástica
O vocalista do R.E.M. Michael Stipe criou uma coleção de peças em bronze que imortalizam objetos como as câmeras Polaroid e Diana, a fita cassete, o rádio-relógio e outros
Paul McCartney acredita que sua arte plástica complementa sua música: "Então o que eu acho é que eu faço isso quando estou inspirado, assim posso combinar com música. Alguns dias a inspiração é musical, noutro dia ela tem que ser pictórica"
Nenhum comentário:
Postar um comentário