domingo, 29 de novembro de 2009

Vamos viajar?

João Pessoa
Ela é pequena, tranqüila, barata e ainda oferece piscinas naturais e algumas das praias mais lindas do Brasil.

A Paraíba tem um litoral com apenas 130 km de extensão, mas com praias na porção sul que não ficam nada a dever às mais bonitas do Nordeste, com a vantagem extra de que a maioria delas permanece quase intocada.

Um prato típico da região nordestina tem presença marcante também na Paraíba, é a carne-de-sol com macaxeira. Conheça o Mangai, melhor restaurante da cidade para experimentar a iguaria.

Os barcos fazem o vaivém diário para a Areia Vermelha, saindo da Praia de Camboinha. Para as piscinas naturais de Picãozinho, partem de Tambaú.

Você pode conhecer todas as praias do litoral sul de João Pessoa em um dia. Basta um carro alugado ou um bugueiro à disposição, que o levará também aos cinco mirantes que existem no alto das falésias.

Uma vantagem da simpática capital paraibana é sua localização geográfica. A cidade está próxima de outros destinos bem interessantes do Nordeste, como Recife e Natal.

Na orla entre 6h e 8h, os carros são proibidos de circular na avenida da praia, que se transforma num largo calçadão para caminhadas. A qualidade de vida é um dos pontos fortes em João Pessoa e isso se reflete na simpatia do povo.

Em João Pessoa existe uma tradição para assistir aos derradeiros raios do sol na Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba. As pessoas acomodam-se e assistem ao pôr-do-sol ouvindo saxofone

Depois de aproveitar as praias centrais, chega a hora de partir para conhecer o litoral dos arredores. A costa paraibana tem belezas nos dois lados da capital.

Os terrenos ainda desocupados espalhados pela cidade, aliados às ruas largas, pouco movimentadas e bem arborizadas fazem pensar que toda cidade de litoral deveria ser assim.

O centro de João Pessoa não nega sua fama de capital mais tranqüila do Nordeste. Aliás, com 600 mil habitantes tem a hospitalidade de uma cidade do interior.

João Pessoa costuma ser um tanto ignorada por quem procura férias no Nordeste. Mesmo hoje, a cidade ainda luta para vencer o estigma (injusto) de “patinho feio”.

A cidade é incrível, não se pode ir à Paraíba e não conhecer as suas praias paradisíacas. Ao norte de João Pessoa está a praia de Cabedelo, bem próxima à praia do Jacaré, famosa por ser um dos principais programas turísticos da região.

Areia Vermelha, uma ilha de areia, a cerca de 800 metros adiante da Praia de Camboinha. Da terra firme, parece uma praia de verdade, quando a maré sobe, a ilha fica submersa e é preciso voltar.

O Mercado de Artesanato Paraibano é uma boa pedida para os passeios noturnos. São 130 lojas abertas diariamente com uma infinidade de produtos.

O turismo é o principal meio de vida dos pessoenses, que produzem vários produtos artesanais e vendem em feiras no centro da cidade.

Nenhum comentário: