segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Racismo, Aqui Não!

"Minha pele é linguagem e a leitura é toda sua! Eu sou parte de você, mesmo que você me negue! " Jorge Portugal
Jorge Portugal, nascido em Santo Amaro da Purificação, autodidata em quase tudo que faz, educador, compositor e apresentador de TV
Sou filho adotivo de uma família de classe média-média de minha cidade (que seria pobre em Salvador) e a primeira percepção de racismo se deu quando os amigos de meu pai (que tinha a tez clara) perguntavam para ele se eu era MESMO filho dele. Menino, nunca entendi bem a ênfase da pergunta, só tendo a ficha caído depois.
Na juventude, ainda na minha cidade, no fulgor de uma grande paixão, tive que acabar o namoro por imposição da família da namorada, executivos de uma empresa sediada no município, mas que tinham origem paranaense. Foi assim que tirei minha " carteira de identidade" de negro. Em Salvador, já cursando Psicologia, a cena se repete, mas a consciência já estava em mim.
Não sou ligado a nenhuma vertente do chamado " Movimento Negro" , mas me julgo um " negro em movimento" e faço das minhas várias atividades trincheiras permanentes dessa luta.
O racismo é, para mim, a forma mais vil e abjeta do que há de pior no ser humano. A deformação escancarada de sua alma, a atitude que o desautoriza a chamar-se exatamente assim: ser humano.
Originalmente publicado no blog do Instituto Maria Preta

Nenhum comentário: