quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Imagem de uma nadadora do Reino Unido, com deficiência, ganha premio fotográfico

A imagem de uma nadadora de 13 anos, que perdeu o seu pé direito quando tinha apenas 10 meses, foi distinguido com um premio fotográfico na National Portrait Gallery, em Londres.
04.11.2009 - 16:40 Por Reuters
Paul Floyd Blake, de 47 anos, foi premiado com 12 mil libras, cerca de 13 mil euros, pelo sua fotografia da nadadora de 13 anos Rosie Bancroft, que espera competir em 2012 nos Jogos Paralímpicos. “Ela tinha acabado de bater um recorde pessoal e penso que é por isso que ela parece tão confiante, segura na fotografia”, refere Blake.
Na fotografia Bancroft, usando uma touca vermelha com os óculos sobre a cabeça, vira-se de lado para olhar diretamente para o espectador, apoiando os seus cotovelos nos joelhos.
A fotografia faz parte de uma série de outras imagens chamada “On Track 2012”. Em cada ano, de 2007 a 2012, Blake fotografou e fotografará 12 jovens atletas com potencial para competir nos Jogos Olímpicos, que se realizam em Londres nesse ano.
“A série de fotografias centra-se menos no desporto e mais no crescimento e na transição dos jovens atletas na passagem da infância para a idade adulta”, disse Blake.
Sandy Nairne, diretor da National Portrait Gallery que fez parte do júri, descreveu a foto como “um estudo da determinação juvenil”.
O segundo premio foi atribuído a Vanessa Winship pela sua fotografia de uma mulher em Tbilisi, Georgia. Michal Chebin, natural de Israel, recebeu o terceiro premio pela sua foto de um detido, de 15 anos, numa prisão de segurança máxima na Rússia.

Nenhum comentário: