segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Dia das Crianças no Centro Cultural do Cabula

Hoje também se comemora, oficialmente, no Brasil, o Dia das Crianças. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem.

E outros países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. Aqui no Centro Cultural do Cabula, comemora-se este dia com muita brincadeira e muita alegria. Este ano, um temporal tomou conta de toda Salvador na noite de sábado passado, dia 10, e nos deixou bastante apreensivos porque nossa festa, já toda preparada, acontece ao ar livre. Mas a chuva parou nesta madrugada e um sol tímido apareceu no início da manhã de hoje, nos desejando uma boa festa. Mais do que imediatamente, as bandeirolas foram colocadas no cenário da festa, as bolas infláveis redondas e de várias outras formas, como as bolas canudo de bichinhos, os cartazes e toda a decoração foi montada, para abrigar esta programação:

13:00 – Início com as crianças fantasiadas seguindo o carro de som

13:30 – Distribuição de pipoca doce

14:00 – Distribuição de picolés e inicio das Brincadeiras

15:00 – Distribuição de cachorro-quente e refrigerante

16:00 – Distribuição de pipoca salgada

17:00 – Distribuição de bolo, refrigerante e um kit de balas

17:30 – Entrega dos Brinquedos e, em seguida, encerramento da festa

Brincadeiras durante toda a tarde:

- Corrida de pula sacos

- Corrida normal

- Corrida de limão ou ovo na colher

- Dança da cadeira

- Dança da cordinha

- Apresentação de dança

- Cabo de força

- Dança da laranja

- Dança do bambolê

- Estourar balão com a boca

- Estourar balão sentando

- Outras

Este ano, além do apoio da comunidade, pela primeira vez contamos também com um apoio oficial. As Voluntárias Sociais, leia-se nossa Primeira Dama Fátima Mendonça, doou os brinquedos que serão distribuídos. Daqui, o nosso agradecimento carinhoso.

Alinhar ao centro

Nenhum comentário: