terça-feira, 15 de setembro de 2009

Barbie Foot: futebol de mesa feminino

O festival internacional de design DMY é um evento que se destina a promover novos talentos na área do design. A 7ª edição, que ocorreu em Berlim, trouxe como sempre propostas interessantíssimas, arrojadas e surpreendentes. Não é dessas que falaremos aqui, porque já suficientemente divulgadas, e sim de um objeto comum reinventado com muita criatividade e humor: os matraquilhos. A proposta veio de uma jovem designer francesa que teve a ideia de substituir os grosseiros bonecos presos nos varões metálicos da mesa por elegantes Barbies.
A autora, a jovem Chloé Ruchon, apresentou o seu projeto no festival e, apesar de não ter sido premiada, desde logo chamou as atenções. No fundo, tratou-se da personalização de um brinquedo tradicional que combina com inteligência dois universos opostos: a virilidade de um desporto tradicionalmente masculino e a fragilidade e a sedução do mundo cor de rosa das Barbies, tipicamente feminino.
Barbie Foot, assim se chama o brinquedo, é um jogo de palavras derivado de babyfoot, nome pelo qual são conhecidos os matraquilhos em França. Foi concebido em colaboração com as duas empresas detentoras dos direitos, a Mattel e a Bonzini, o que significa que provavelmente irá ser produzido e comercializado. Mas o que é interessante e talvez a chave do sucesso deste brinquedo é não pretender ser feminista. Barbie Foot é sobretudo um exercício de design que reflete sobre os nossos preconceitos e códigos de conduta.
Fonte: Obvious

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