OFÍCIO CED/DIREM /SUDEB Nº 19/2009
Prezados (as) organizações negras da Bahia,
O Governo do Estado da Bahia vem promovendo uma ação de redução do analfabetismo através do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização, implantado em 2007, que estabeleceu como meta reduzir o analfabetismo até o ano de 2010, em 1 milhão de pessoas acima de 15 anos. Para tanto, em 2008, o TOPA teve a adesão de 411 municípios e 441 entidades dos movimentos sociais e sindicais, perfazendo uma demanda de 404 mil alfabetizandos/as.
Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, a Secretaria da Educação, por meio do Programa TOPA e da Coordenação de Educação das Relações Étnico-Raciais e Diversidade, está desenvolvendo uma política de mobilização das organizações negras para a adesão ao TOPA. A adesão das organizações sociais negras ao TOPA é estrategicamente importante para possibilitar que o processo de alfabetização implantado pelo TOPA na Bahia, onde se concentra umas das maiores populações negras da diáspora africana no mundo, se realize a partir da valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e quilombola.
Dessa forma, as organizações do movimento social negro contribuirão com o processo de erradicação do analfabetismo em nosso Estado, e, de forma inovadora e necessária do ponto de vista político-pedagógico, garantindo a inclusão digna da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
Nessa perspectiva, estamos convidando todas as Organizações dos Movimentos Negros Baianos para participarem de uma reunião no dia 27 de agosto de 2009 às 14:00h, no Colégio Estadual Central da Bahia, na qual iremos disseminar maiores informações e já credenciar as organizações interessadas nessa parceria.
Atenciosamente,
Nádia Cardoso
Coordenação de Educação das Relações Étnico-Raciais e Diversidade
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário