Prezado Daguerre . Quanto tempo hein? 170 anos!! Poucas democracias chegaram perto disso…Se você visse o que anda acontecendo com a nossa amiga…..
Mas tiro o chapéu. Graças a essas suas caixinhas maravilhosas vimos muita coisa ao longo desses anos. Tudo bem, nem tudo foi muito legal. A gente podia passar numa boa sem guerra e tem muito carinha tarado por fotografar uma. Mas por outro lado se não fossem as fotos não saberíamos das carnificinas da Segunda Guerra, o Vietnã teria com certeza durado muito mais tempo e a guerra da Coréia seria só literatura. E Ruanda? Pergunta ao Salgado e ao Natchway. Eles sabem o que é horror. No afã de chegar cada vez mais próximo do front, alguns colegas nossos chegaram aí mais cedo. Quando encontrar com o Capa, dá um abração nele e diz que ele tem todo o meu apoio nessa fofocagem de que aquela foto dele da Guerra Civil Espanhola é armação. E se for? Alguém armou melhor?
Lembra do Gagarin dizendo “a Terra é azul”? Poético né? Mas se não fizesse a fotinha, ia passar por maconheiro cara. E teve baiano aqui embaixo fazendo música e das boas por causa dessa foto. O que? O que é baiano? Baiano é uma espécie alegre que enche nossos corações de música, poesia e muita preguiça, que ninguém é de ferro.
Mas show mesmo foi ver Pelé dando bicicleta e o Alberto Ferreira tava lá pra fazer a foto, linda, magistral, perfeita como a bicicleta do Rei do futebol (mas todo mundo diz que quem inventou a bicicleta foi o Leônidas da Silva). Pelé gostava dessas coisas sabia? Ele aparece de novo socando o ar e puxando a fileira de craques trás dele, comemorando mais um dos gols que deram o tri ao Brasil no México, na foto do Lemyr Martins.
E aquela foto da pegada do Homem na lua? E tem gente que duvida mesmo vendo a foto! Pra esse pessoal, tudo é armação. Mas duvido que digam que a Marilyn Monroe esvoaçante é armação. Ali é sensualidade pura mesmo!!
Mas deixa eu puxar uma brasinha pra cá. Não vou citar nomes porque você sabe como é, se esquece alguém dá pancadaria, mas….e aquela do Pixinguinha na cadeira de balanço? E aquela São Paulo de sombras e luzes e sem máscaras? E aquela do Lula mostrando o umbigo? E aquela das mulheres trabalhando no sisal? E aquela tempestade linda na Amazônia? E aquela…que loucura!!….do soldado passando por cima do índio e dos nossos 500 anos de história? E aquela outra do soldado caindo da moto? E aquela…linda….de um casal de carvoeiros, cercados de escravidão mas encontrando um momento para um beijo e muita ternura? E aquele cemitério lá nos states (que céu!!)? e aquela do negro segurando uma galinha d’angola? E aquela dos militares perfilados e com as cabeças todas cortadas!!! Bom….eu podia passar a noite toda aqui falando delas, mas como diz o nosso baiano aqui, a coluna tem que acabar.
Estou aproveitando o último pixelmóvel da noite para enviar essa carta. Não se preocupe que logo ela chega aí. O que é pixel? Hummmm…..bom.. manja um grão de prata metido a besta, que gosta de aparecer, purpurinizado? É mais ou menos isso. Mas não se preocupe, a fotografia é sua, continua sua, ninguém tasca. Mas vamos dar uma colher de chá pro Niépce né? A gente já sabe como rolou essa história, tudo bem, não se preocupe. Mas justiça seja feita, ele estava bem na foto. E na real, você teve sorte porque se o Florence tem telefone……
Nenhum comentário:
Postar um comentário