sábado, 1 de agosto de 2009

31 de julho de 2009: O Instituto Steve Biko comemora 17 anos

FOTO: Rejane Carneiro

Salve, salve! Viva, viva!

O Instituto Steve Biko completa hoje 17 anos.

Fundado em julho de 1992, por iniciativa de professores e estudantes afro-brasileiros, com o objetivo de fortalecer a luta contra a discriminação racial através de uma ação concreta: criar e oferecer as condições possíveis e necessárias para a ascensão social da comunidade negra de baixa renda.

E desde esse tempo vem desenvolvendo atividades que buscam, concretamente, a reconstrução da identidade étnica, da auto-estima e cidadania dos afro-brasileiros, em um contexto de formação política e educacional.

Recebeu este nome em homenagem ao líder negro sul-africano bantu Stephen Biko – Steve Biko -principal idealizador do movimento de consciência negra, morto no dia 12 de setembro de 1978, em consequência das torturas sofridas nas prisões do Estado Racista do Apartheid na África do Sul.

Presidido por Silvio Humberto Passos Cunha (na foto acima), trata-se de uma proposta autônoma e independente, não tendo vínculo orgânico ou político com nenhuma outra entidade, aliando ideologicamente, no entanto, com todas as organizações ou pessoas que trabalham pela eliminação das desigualdades étnico-sociais.

Cerca de mil meninos e meninas que passaram pelo curso pré-vestibular da Biko, como é carinhosamente chamado o Instituto, conseguiram sua vaga na Universidade. Além das disciplinas básicas exigidas nos vestibulares, os participantes recebem formação política por meio da disciplina CCN (Cidadania e Consciência Negra).

Mas o pré-vestibular não é o único projeto da Biko, que conta ainda com o POMPA – Projeto Mentes e Portas Abertas; com o OUTRAS PALAVRAS; com a ESTAÇÃO DIGITAL; com o Projeto de FORMAÇÃO DE JOVENS EM DIREITOS HUMANOS NA LUTA ANTI-RACISTA; com o Projeto BIKO AGILIZA; com o OGUMTEC, um programa de fomento à ciência e à tecnologia voltado para estudantes afro-descendentes de escolas públicas estaduais, possibilitando-lhes um reforço nas principais disciplinas ligadas às áreas científicas e tecnológicas (matemática, biologia, física, química, informática, português, inglês), e ao uso responsável dessas ferramentas. Estes projetos, entre outros, funcionam plenamente, sempre.

Hoje, durante a celebração do seu aniversário, será lançado o Manual de Anti-Racismo e Direitos Humanos para Jovens, no Forte de Santo Antônio, bairro de Santo Antonio Além do Carmo. O evento será aberto à comunidade e contará com a presença dos representantes dos poderes públicos. Os Manuais serão distribuídos entre as organizações presentes.

O site da Biko é: http://www.stevebiko.org.br.

Faça uma visita para saber muito mais sobre o Instituto. Você vai ficar surpreso e apaixonado porque lá tudo é valoroso e belíssimo.

Parabéns Instituto Steve Biko!

Nenhum comentário: