terça-feira, 28 de abril de 2009
OBAMA E O GUARDA REAL BRITÂNICO!!
quinta-feira, 23 de abril de 2009
CONVITE: Formulação da Legislação Básica de Cultura da Bahia
domingo, 19 de abril de 2009
CONCURSO DE POESIA
quarta-feira, 15 de abril de 2009
inscrições abertas 2ª edição
terça-feira, 14 de abril de 2009
Abertas as inscrições para o edital Rumos Itaú Cultural - DANÇA
O edital Rumos Itaú Cultural Dança, na sua quarta edição, volta-se para pesquisadores, criadores e intérpretes da dança contemporânea e da videodança brasileiras. O programa seleciona trabalhos em duas carteiras:
Desenvolvimento de Pesquisa Coreográfica
Projetos de pesquisa que evidenciem seu caráter investigativo e de experimentação. Os selecionados deverão manter por aproximadamente seis meses um blog com o objetivo de mostrar o desenvolvimento da pesquisa. Serão contemplados até 20 trabalhos - e não há limite quanto ao número de participantes ou à duração prevista.
Apoio à Pesquisa e Produção de Videodança
Projetos de dança criados especificamente para o meio audiovisual - e que utilizem o vídeo como instrumento de exploração do corpo, do movimento, das relações de espaço e de tempo etc. Ou seja, obras que não se limitam ao registro de determinado espetáculo originalmente para o palco.
Os pré-selecionados da carteira de videodança farão oficina gratuita. Ao final dessa atividade, apresentarão seus projetos que, somados aos roteiros de videodança, serão os requisitos essenciais para a seleção de cinco contemplados. Estes receberão apoio financeiro para a sua criação. Mais informações sobre o edital Rumos Dança 2009 acesse:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708 .
Inscrições: até 29 de maio de 2009. Inscrições somente pela internet.
Dúvidas: envie para rumosdanca@itaucultural.org.br
Repercussão dos projetos selecionados: as obras e pesquisas, uma vez selecionadas, são transformadas em produtos (livros, catálogos, série de DVDs, outros formatos) que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais, disponibilizados na internet e para emissoras de TV e de rádio, parceiras do Itaú Cultural. E mais: os projetos, uma vez selecionados e finalizados, costumam ser apresentados em exposições, shows, mostra de filmes e vídeos em todo o país. Atenção: nesta edição de 2009 o programa Rumos lança mais três editais em outras áreas de expressão: Arte Cibernética, Cinema e Vídeo e Jornalismo Cultural. Todos os editais Rumos visam estimular, premiar e difundir a produção artística e intelectual de todo o Brasil. Os interessados poderão enviar projetos em todas as modalidades.
Novidade: Blog Rumos: http://rumos2009.wordpress.com/
Acessando o blog todos poderão acompanhar, dar sugestões e interagir com as atividades Rumos 2009 no seu dia-a-dia, de qualquer canto do país.
Seleção de projetos destinados ao fim da violência contra as mulheres.
O prazo de recebimento de propostas para projetos com duração de até três anos se encerra em 17 de abril de 2009. Em 2008, o Fundo liberou U$ 22 milhões para 28 projetos. Para Inês Alberdi, diretora executiva do Unifem, o Fundo Fiduciário das Nações Unidas tem atuado desde 2005 para transformar leis nacionais, políticas e planos de ação em instrumentos de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Contato:
Diana Monge
E-mail: diana.monge@unifem.org
Tel:+55 61 3038-9280, Fax: +55 61 3038-9289
Prêmio Cultural LGBT 2009
Estão abertas as inscrições até 8 de maio para o Prêmio Cultural LGBT 2009. O edital objetiva fortalecer as organizações sócio-culturais LGBT. A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) visa premiar iniciativas culturais que tenham ocorrido no período de 1º de janeiro de
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Fundo canadense recebe projetos até 30 de abril
O Fundo Canadá, linha de financiamento de projetos comunitários da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, informa que receberá projetos até o próximo dia 30 de abril 2009 para concorrer no primeiro processo seletivo de projetos para o período 2009/2010.
O Fundo Canadá apóia projetos voltados diretamente para o fortalecimento da cidadania de crianças e adolescentes, direitos humanos (prioritariamente mulheres e crianças), saúde, educação, governança e desenvolvimento democrático (neste caso, quando são estritamente comunitários). O Fundo não financia projetos de instituições governamentais, salários e despesas administrativas. Podem ser atendidos projetos de todo o país, mas a prioridade é para projetos provenientes das regiões Norte e Nordeste e da periferia das grandes cidades. Somente são analisados os projetos elaborados segundo o Guia de Apoio à Elaboração de Projetos, apresentando todas as informações e documentos solicitados, e três orçamentos de cada item solicitado. O Guia de Apoio à Elaboração de Projetos deverá ser solicitado pelo e-mail fundocanada@gmail.com
Informações: (61) 3253 7958.
sábado, 11 de abril de 2009
Páscoa
Na escola, Páscoa deve ser contextualizada para não virar apenas motivo de consumo
Na escola
Há diversas formas de abordar a Páscoa: de celebrações religiosas ao plantio de cenoura, passando pela explicação dos diversos símbolos que a cercam. No Colégio Elvira Brandão, em São Paulo, os alunos dos primeiros anos do fundamental plantam uma cenoura e a relacionam com um comportamento que eles querem melhorar: "Mais do que trabalhar com religião, preferimos focar nosso trabalho nos valores e na melhoria do comportamento", diz Alessandra Lee, coordenadora pedagógica da escola. "No ensino infantil, incentivamos as crianças a doar suas chupetas e mamadeiras para a 'mamãe coelha', como forma de incentivá-los a amadurecer". A coordenadora conta que os pais têm mais resistência do que as crianças: "As mães ficam com medo de que as crianças queiram a chupeta de volta. Mas nós trabalhamos com os pais a importância disso e eles acabam se envolvendo", diz a coordenadora. Já colégios como o Renascença, o Mackenzie e o Santo Américo, ressaltam as explicações das crenças judaica e cristã, respectivamente. No primeiro, são explicados todos os rituais do Pessach, celebração da saída dos judeus do Egito. "A idéia é que eles vivenciem e entendam o significado dos alimentos e das músicas do jantar do Pessach", diz a coordenadora de estudos judaicos do colégio, Mindla Fleider. No Mackenzie são ressaltados os acontecimentos históricos e cristãos da data."Não falamos de ovo ou do coelho, pois isso não tem significado histórico nenhum, é mais uma tradição comercial", diz o capelão Josué Ferreira. No Santo Américo todo o período da quaresma é trabalhado e há missa de Páscoa no horário de aula. "Preferimos pedir aos alunos que façam um 'jejum de atitudes ruins', mais do que simplesmente deixar de comer", diz a diretora de ensino ético-religioso, Regina Di Giuseppe. No Rio Branco, cada aluno conta como a data é celebrada em suas casas. Além da troca de culturas, eles também mandam mensagens, sem se aprofundarem nas questões religiosas. "Os alunos fazem muita questão de contar como comemoram em casa. Assim, tratamos da questão da diversidade de uma forma natural; isso não impede uma convivência pacífica na escola", diz a coordenadora de história e geografia Regina Gass.quinta-feira, 9 de abril de 2009
OPORTUNIDADES DIVERSAS
O SineBahia abriu inscrições para o Programa Trilha, que qualificará 10 mil jovens beneficiários do Bolsa Família em 20 cidades da Bahia, incluindo Salvador, com cursos em diversas áreas, como construção civil, transportes, extrativismo mineral e informática. Para participar, o interessado deve possuir entre 18 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e ser beneficiário do Bolsa Família. Informações pelo telefone 0800 284-0011.
Cine mais Cultura lança primeiro edital
Foi lançado o primeiro edital do Cine Mais Cultura. A iniciativa, norteada por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, é do Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, que através de editais e parcerias diretas, vai disponibilizar equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.
O edital tem como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades tais como bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores ou até mesmo escolas e universidades da rede pública bem como prefeituras, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do país.
As oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos e oferecer informações sobre questões relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para a ação, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).
Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines contemplados receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais licenciadas para exibição pública, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.
O Escritório de Apoio a produção cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro está oferecendo apoio à elaboração de projetos para o Edital Cine + Cultura. Os grupos e/ou entidades que precisarem de apoio para a elaboração de suas propostas poderão entrar em contato para agendar atendimento com um consultor do SEBRAE especializado pelos números (21) 2333-1392 e (21) 2333-1335. As propostas devem ser encaminhadas até 20 de abril e demais detalhes da concorrência estão em www.cinemaiscultura.org.br.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES RECEBE PROJETOS NO SICONV
Está aberto o prazo para solicitação de apoio à Fundação Cultural Palmares a projetos de cultura afro-brasileira, por meio de convênios e contratos de repasse. A Portaria nº 21, de 27 de fevereiro de 2009, publicada em 3 de março, no Diário Oficial da União, estabelece os critérios de seleção de projetos, disciplina a contrapartida de entidades privadas sem fins lucrativos e fixa o prazo de recebimento de propostas até 30 de outubro deste ano. O Programa Cultura Afro-brasileira é desenvolvido pela Fundação Cultural Palmares por meio de seis ações finalísticas - assim denominadas por seu objetivo de proporcionar bens ou serviços que atendam diretamente às demandas sociais. São elas: Proteção aos Bens Culturais, Pesquisa sobre Cultura e Patrimônio, Rede Palmares de Comunicação, Fomento a Projetos de Cultura, Promoção de Intercâmbios Culturais e Etnodesenvolvimento de Comunidades Remanescentes de Quilombos - todas visando potencializar a participação da população afrodescendente no processo de desenvolvimento do Brasil.
As ações estão discriminadas no SICONV, no Programa Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares, e devem ser observadas atentamente pelos interessados em desenvolver projetos, para o encaminhamento adequado de propostas.
Para acessar a Portaria da FCP na íntegra, clique aqui.